Nas asas da literatura

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HORA DA AULA

CRONOGRAMA DE LEITURA PARA O LIVRO "DEZ DIAS DE CORTIÇO"

     capítulo                                            página                                      data

Formação de quadrilha...................................    09-18    .............................    06/03
Alforria   .......................................................     19-32    .............................    07/03
O monstro .....................................................     33-41    .............................    09/03
À ponta de faca .............................................     42-53    .............................    11/03
Promessa(...) .................................................     54-61    .............................    13/03
Cara azeda ....................................................     62-74    .............................    14/04
O comandante ..............................................      75-86   .............................     16/03
Trilha sonora ................................................      87-95   ..............................    17/03
Cobra que não anda não engole sapo ...........     96-112  .............................    18/03
Um pedaço (...) ............................................     113-124 ..............................    20/03
Obs.: Leitura complementar "Outros olhares"  ............................................ 21 a 25/03



Vídeo para fazer o trabalho de Redação - turmas 900/901

Atividade destinada aos alunos da 900/901 - CEIA 2012 - Bom estudo a todos!

Depois de assistir ao vídeo do Gabriel Pensador, responda às questões propostas abaixo, enviando as respostas para o e-mail fornecido na aula. Não se esqueçam de que deve estar no formato doc. (word).

1 - Baseados do vídeo e na discussão feita pelos grupos em sala de aula (com o tema Construção), faça o seu comentário sobre o papel da família, da escola e do estudante no processo de formação da sociedade.

2 - Segundo o que você observou com a letra da música, que fatos são responsáveis pelo fracasso escolar?

3 - O que você acha que pode ser feito para melhorar a situação do ensino no país?

4 - Com base em tudo que você leu, discutiu e ouviu do seu professor, comente o que é estudar errado. Explore todas as situações que levam o aluno a "estudar errado".







Atividade 900 -  CEIA 2011


Oi, turminha, postei essa aula para facilitar o entendimento de vocês sobre crase. Ouçam com atençao, pois a Profª Eliane Vieira é excelente. Aproveitem!!!!

Após assistirem ao vídeo, façam as questões propostas abixo:

1. O que é crase?
2. O que é acento grave?
3. A simples fusão de dois sons é considerada uma crase?
4. O acento grave é utilizado em apenas qual letra?

5. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das seguintes frases:
Ninguém é obrigado ______ fazer o que não quer.
Ele disse ______ ela que estava feliz.
Ele mentiu para não causar sofrimento ______ outras pessoas.
a) a, a, a
b) à, a, a
c) à, à, à
d) a, à, à
e) a, a, à.

6. Indique em qual alternativa deveria ocorrer a crase:

(A) Faço alusão a meu pai.
(B) Faço alusão a várias cidades.
(C) Faço alusão a primeira aluna da turma.
(D) Faço alusão a alguma aluna.
(E) Faço alusão a essa cidade aí.



GABARITO:

1. Crase é a fusão de dois sons idênticos.
2. Acento grave é o sinal que indica a existência de uma crase.
3. Não. Os sons precisam ser idênticos.
4. Apenas usa-se o sinal grave na vogal a.
5. a
6. Faço alusão à primeira aluna da turma.

ESSA É MUITO BOA!!!! Clique aqui e veja alguns erros cometidos no dia a dia numa conversa simples e curta...

Curiosidades da Língua
  1. Você sabe o que é tautologia? 

A tautologia (do grego ταὐτολογία "dizer o mesmo") é , na retórica, um termo ou texto que expressa a mesma ideia de formas diferentes. Como um vício de linguagem pode ser considerada um sinônimo de pleonasmo ou redundância. A origem do termo vem de do grego tautó, que significa "o mesmo", mais logos, que significa "assunto". Portanto, tautologia é dizer sempre a mesma coisa em termos diferentes.
Em filosofia e outras áreas das ciências humanas, diz-se que um argumento é tautológico quando se explica por ele próprio, às vezes redundante ou falaciosamente. Por exemplo, dizer que "o mar é azul porque reflete a cor do céu e o céu é azul por causa do mar" é uma afirmativa tautológica. Um exemplo de dito popular tautológico é "tudo o que é demais sobra". Da mesma forma, um sistema é caracterizado como tautológico quando não apresenta saídas à sua própria lógica interna, conforme os exemplos: exige-se de um trabalhador que tenha curso universitário para ser empregado, mas ele precisa ter um emprego para receber salário e assim custear as despesas do curso universitário; exige-se de um trabalhador que ele tenha experiência anterior em outros empregos, mas ele precisa do primeiro emprego para adquirir experiência.
(fonte: Wikipédia )
Diferença entre frase tautológica e pleonasmo
Processo seletivo Insper Novembro 2009. 

-- "A secretaria de Relações Institucionais deverá ser o elo de ligação do Estado com os demais poderes da República."
  • Trata-se do pleonasmo, dois termos que repetem a mesma ideia. A omissão da locução adjetiva "de ligação" ou a substituição de "elo de ligação" por "a ligação" não altera o significado. O termo redundante é desnecessário.
-- Quando os problemas acabarem, a normalidade voltará.
  • Trata-se de uma frase tautológica. A repetição é do significado, mas com outras palavras. Diferente do pleonasmo, nesse caso,  a repetição é implícita.
Exemplos na linguagem
certeza absoluta
expressamente proibido
elo de ligação
em duas metades iguais
quantia exata
sintomas indicativos
nos dias 8, 9 e 10, inclusive
há anos atrás
juntamente com
detalhes minuciosos
expressamente proibido
anexo junto à carta
todos foram unânimes
criação nova
retornar de novo
planejar antecipadamente
possivelmente poderá ocorrer
comparecer pessoalmente
seguindo em frente
pessoa humana
Multidão Pessoas
Um mês de mensalidade


Quem conta um Conto...  
 


     O conto caracteriza-se por ser uma narrativa curta, um texto em prosa que dá o seu recado em reduzido número de páginas ou linhas. Apresenta como sua maior qualidade os fatores concisão e brevidade. Deve produzir, em quem o lê, um efeito de impacto. Esse efeito tanto pode resultar da natureza insólita do que foi contado, da feição surpreendente do episódio ou do modo como foi contado. Esta brevidade, porém, não pode comprometer a qualidade do texto, que deve cumprir o seu papel junto ao leitor com a mesma competência dos contos mais longos. O conto é, do prisma de sua história e de sua essência, a matriz da novela e do romance, mas isto não significa que deva, necessariamente, transformar-se neles. Como a novela e o romance, é irreversível: jamais deixa de ser conto a narrativa que como tal se engendra, e a ele não pode ser reduzido nenhum romance ou novela. Trata-se, pois, de uma narrativa unívoca, univalente. Constitui uma unidade dramática, uma célula dramática. Portanto, contém um só conflito, um só drama, uma só ação; unidade de ação.      Todos os ingredientes do conto levam a um mesmo objetivo, convergem para o mesmo ponto. Assim, a existência dum único conflito, duma única “história” está intimamente relacionada com essa concentração de efeitos e de pormenores; o conto aborrece as digressões, as divagações, os excessos. Ao contrário, exige que todos os seus componentes estejam galvanizados numa única direção e ao redor dum só drama. Quanto a esse objetivo exclusivo para o qual deve tender a fabulação, podemos compreendê-lo considerando o seguinte: a soma dos objetivos, parciais e absolutos, que vamos tendo pela vida a fora, poderia dar uma série de pequenos dramas. A unidade de ação condiciona as demais características do conto. Assim, a noção de espaço é a primeira que cabe examinar. O lugar geográfico, por onde as personagens circulam , é sempre de âmbito restrito. À noção de espaço segue-se imediatamente a de tempo. E aqui também se observa igual unidade. Com efeito os acontecimentos narrados no conto podem dar-se em curto lapso de tempo: já que não interessam o passado e o futuro, as coisas se passam em horas, ou dias. Se levam anos, de duas uma: 1) ou se trata de um embrião de romance ou novela, 2) ou o longo tempo referido aparece na forma de síntese dramática, pois esta envolve, habitualmente, o passado da personagem. O conto caracteriza-se por ser objetivo, atual: vai diretamente ao ponto, sem deter-se em pormenores secundários.